Programação
CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL DR. CARPINTERO
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIQUEMES
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Avenida Tancredo
Neves, 2166, Setor Institucional; CEP: 76870-507; Ariquemes/RO
(069)
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FORMAÇÃO
CONTINUADA – LÍNGUA PORTUGUESA
VIII
Encontro – 12/11/2012 (segunda-feira) – 14h às 17h30
14h às 14h30 – Boas vindas/Informes:
Certificação e encerramento da Formação LP/2012.
14h30 às 15h30 – Palestra/Faraco: Português do Brasil: a construção da norma
culta e as práticas de ensino – Anotações dos pontos básicos para produção
de resenha crítica.
15h30 às 15h45 – Lanche/Intervalo.
15h45 às 16h30 – Troca de
ideias sobre a temática da palestra.
- Subsídio para a produção da resenha: disponibilização de artigo
para leitura extra: As variações
linguísticas em sala de aula: especificidades da Amazônia.
16h30 às 17h15 – Compartilhamento de
experiências vivenciadas em sala de aula.
17h15 às 17h30 – Esclarecimento de
dúvidas sobre as atividades extras.
AVANY APARECIDA GARCIA
Formação/Língua Portuguesa/SEMED
Ariquemes/RO
Fotos
Fotos
Vídeo: Português do Brasil: a construção da norma culta
e as práticas de ensino
Autor: Carlos Alberto Faraco
Compartilhamento de experiências e atividades vivenciadas em sala de aula
Professor Geraldo e Rosângela Guerin - Escola Mafalda Rodrigues
Edição de livro artesanal - produzido com folhas de bananeira
Edições do Jornal Mafalda Rodrigues em Destaque
Gêneros Teatrais
Coordenação: Professor Geraldo e Marileia Neris - Escola José de Anchieta
O Auto da Compadecida
Turma do Chaves
O Santo e a Porca
Professora Zélia e Judith - Escola Magdalena
Projeto Linguagem
E. M. E. F. e Médio Magdalena Tagliaferro. Ariquemes,
Setembro de 2012.
Projeto Linguagens.
Idealizadora: Maria Judith dos Santos de Melo.
Professoras colaboradoras: Maria Zélia, Roberta Keila,
Sidineia e Vera Lúcia.
Público alvo: alunos do 6º ao 9º ano período diurno
da Escola MagdalenaTagliaferro.
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa e Produção
de texto.
Tempo de duração: (15 aulas, as oficinas serão
realizadas em Outubro de 2012).
Objetivo Geral:
Reconhecer
mudanças na linguagem relacionadas a diferentes circunstâncias e contextos,analisando
linguisticamente o favorecimento crescente do termo “a gente” para se referir a primeira pessoa do plural (nós) em
situações sociais. E observar a intenção do autor (a) ao usar a expressão “a gente” causando os efeitos de
sentidos por escolhas e combinações dessas linguagens.
Entender a
amplitude do conceito de linguagem formal e informal por meio da leitura,
análise e reflexão de textos orais e escritos emdiversos gêneros textuais.
Objetivo Específico:
Ler e
analisar diferentes gêneros textuais (letra de música, anúncio publicitário,
poema etc.), comparando a Linguagem Formal / Linguagem informais, como também
investigar a expressão ‘ a gente’ X o
pronome pessoal ‘nós’. Para escrever e reescrever textos. Pesquisar em diversas fontes os possíveis
motivos do uso de tais expressões eobservar os recursos poéticos presente nos
textos que foram analisados.
Fundamentação Teórica:
“Não
cabe a escola ‘ensinar a falar’, mas mostrar aos alunos a grande variedade de
usos da fala, dando-lhes a consciência de que a língua não é homogênea,
monolítica, trabalhando com eles os diferentes níveis ( do mais coloquial ao
mais formal ) das duas modalidades - falada e
escrita – isto é procurando torná-los poliglotas dentro de sua própria
língua.
Bechara,
Evanildo. Ensino de Gramática: Opressão
ou liberdade?.
São
Paulo: Ática, 1985. Apud Fávero, Leonor, op. Cit.
Conteúdos:
Leitura com
interpretação de texto;
Análise de
texto;
Reescrita de
texto;
Recursos
poéticos (figuras de linguagem, figura de sintaxe);
Dramatização;
Intertextualidade.
Desenvolvimento dos conteúdos programados:
Primeira
oficina, revisar sobre figura de linguagem e figura de sintaxe, fazer perguntas
oraissobre as mesmas, em seguida será entregue para cada aluno (a) o texto
“Comida” (Titãs) onde será feita a leitura individual silenciosa, após a
leitura cada aluno fará um comentário sobre a sua compreensão do texto.
Segunda
oficina, ouvir e cantar a música “comida” em seguida fazer a interpretação do
texto conforme amostra em anexo.
Terceira
oficina, formar grupo de estudo compostopor dois ou três educandos onde os
mesmos devem comparar as suas opiniões relacionadas às respostas da questão
anterior.
Quarta
oficina, reescrever o texto “Comida” trocando à expressão a gente pelo pronome pessoal do caso reto “nós”, fazendo a concordância verbal de número e pessoa.
Pesquisa de campo os alunos devem
investigar em programas de televisão, ou em quaisquer circunstâncias de uso da
fala, quantas vezes o profissional pronunciou a expressão a gente, anotar em
seu caderno e trazer na última oficina do projeto para comparação de dados
entre os mesmos.
Na segunda semana
será trabalhado o texto “Inútil” (Ultraje a Rigor), as aulas terão uma
sequência de leitura, análise, trabalho em grupo produção de texto. Sempre
explorando as questões de acordo com cada série/ano.
Na terceira
semana trabalhará o “texto” É a gente” (Gonzaguinha), terá a mesma ordem de
desenvolver as oficinas. No final do projeto acontecerá um seminário onde os
alunos farão a comparação dos textos (Comida, Inútil e É A gente), fazendo a
análise e percebendo a intertextualidadepresente nos mesmos. Cada grupo de
estudo apresenta o resultado de sua pesquisa de campo fazendo suas
considerações.
Observação:
Como todas as
músicas escolhidas para ser trabalhadas neste projeto tem em comum a expressão
‘a gente’ e por seresse termo o nosso
elemento de investigação, então cabe a cada profissional escolher qual é
a música que trabalhará primeiro, não precisa seguir essa ordem proposta em
cada oficina.
Avaliação:
Os alunos
serão avaliados através da participação nas ações propostas pelo projeto.
Desenvolvendo atividades orais e escritas, desenvoltura ao apresentar o seu
trabalho observando tonalidade da voz, coerência ao tema.
Bibliografia:
Cícero de Oliveira e Silva.
Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva. Greta Nascimento Marchetti. Língua
Portuguesa, EJA volume 3 Multidisciplinar 8º ano Editora IBEP. 2ª edição São
Paulo 2009.
Ana Borgatto, Terezinha Bertin e
Vera Marchezi. Tudo é Linguage.
Professora Marinete - Orientadora/SEMED
Acompanhamento e suporte aos encontros
Professora Avany - Formadora de Língua Portuguesa/SEMED
Descrição de videoconferência:
As variações linguísticas em sala de aula:
especificidades da Amazônia
Autora: Avany Aparecida Garcia
II Sarau da Revista Entrepalavras - UFC
Palestrante: Profa. Avany Garcia - Mestrado em Letras/UNIR
Mediadora: Profa. Hebe Macedo/UFC
Participante
Questionamento sobre variações e o ensino da norma culta
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