quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Encontro/Formação - 12/11/2012 - Programação e fotos

Programação

CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL DR. CARPINTERO
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIQUEMES
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Avenida Tancredo Neves, 2166, Setor Institucional; CEP: 76870-507; Ariquemes/RO
(069) 3535-2926/2711/2712 - semedariquemes@yahoo.com.br


FORMAÇÃO CONTINUADA – LÍNGUA PORTUGUESA
VIII Encontro – 12/11/2012 (segunda-feira) – 14h às 17h30

14h às 14h30 – Boas vindas/Informes: Certificação e encerramento da Formação LP/2012.
14h30 às 15h30 – Palestra/Faraco: Português do Brasil: a construção da norma culta e as práticas de ensino – Anotações dos pontos básicos para produção de resenha crítica.
15h30 às 15h45 – Lanche/Intervalo.
15h45 às 16h30 – Troca de ideias sobre a temática da palestra.
- Subsídio para a produção da resenha: disponibilização de artigo para leitura extra: As variações linguísticas em sala de aula: especificidades da Amazônia.
16h30 às 17h15 – Compartilhamento de experiências vivenciadas em sala de aula.
17h15 às 17h30 – Esclarecimento de dúvidas sobre as atividades extras.

AVANY APARECIDA GARCIA
Formação/Língua Portuguesa/SEMED
Ariquemes/RO

Fotos
  

Vídeo:  Português do Brasil: a construção da norma culta e as práticas de ensino
Autor: Carlos Alberto Faraco

 Compartilhamento de experiências e atividades vivenciadas em sala de aula
Professor Geraldo e Rosângela Guerin - Escola Mafalda Rodrigues
Edição de livro artesanal - produzido com folhas de bananeira




 Edições do Jornal Mafalda Rodrigues em Destaque
 

Gêneros Teatrais
Coordenação:  Professor Geraldo e Marileia Neris - Escola José de Anchieta
O Auto da Compadecida

 
 
 

Turma do Chaves
 
 

O Santo e a Porca


Professora Zélia e Judith - Escola Magdalena
Projeto Linguagem
  


E. M. E. F. e Médio Magdalena Tagliaferro. Ariquemes, Setembro de 2012.
Projeto Linguagens.
Idealizadora: Maria Judith dos Santos de Melo.
Professoras colaboradoras: Maria Zélia, Roberta Keila, Sidineia e Vera Lúcia.
Público alvo: alunos do 6º ao 9º ano período diurno da Escola MagdalenaTagliaferro.
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa e Produção de texto.
Tempo de duração: (15 aulas, as oficinas serão realizadas em Outubro de 2012).

Objetivo Geral:

Reconhecer mudanças na linguagem relacionadas a diferentes circunstâncias e contextos,analisando linguisticamente o favorecimento crescente do termo “a gente” para se referir a primeira pessoa do plural (nós) em situações sociais. E observar a intenção do autor (a) ao usar a expressão “a gente” causando os efeitos de sentidos por escolhas e combinações dessas linguagens.
Entender a amplitude do conceito de linguagem formal e informal por meio da leitura, análise e reflexão de textos orais e escritos emdiversos gêneros textuais.

Objetivo Específico:
Ler e analisar diferentes gêneros textuais (letra de música, anúncio publicitário, poema etc.), comparando a Linguagem Formal / Linguagem informais, como também investigar a expressão ‘ a gente’ X o pronome pessoal ‘nós’. Para escrever e reescrever textos.  Pesquisar em diversas fontes os possíveis motivos do uso de tais expressões eobservar os recursos poéticos presente nos textos que foram analisados.

Fundamentação Teórica:
“Não cabe a escola ‘ensinar a falar’, mas mostrar aos alunos a grande variedade de usos da fala, dando-lhes a consciência de que a língua não é homogênea, monolítica, trabalhando com eles os diferentes níveis ( do mais coloquial ao mais formal ) das duas modalidades - falada e  escrita – isto é procurando torná-los poliglotas dentro de sua própria língua.

Bechara, Evanildo. Ensino de Gramática: Opressão ou liberdade?.
São Paulo: Ática, 1985. Apud Fávero, Leonor, op. Cit.
Conteúdos:
Leitura com interpretação de texto;
Análise de texto;
Reescrita de texto;
Recursos poéticos (figuras de linguagem, figura de sintaxe);
Dramatização;
Intertextualidade.

Desenvolvimento dos conteúdos programados:
Primeira oficina, revisar sobre figura de linguagem e figura de sintaxe, fazer perguntas oraissobre as mesmas, em seguida será entregue para cada aluno (a) o texto “Comida” (Titãs) onde será feita a leitura individual silenciosa, após a leitura cada aluno fará um comentário sobre a sua compreensão do texto.
Segunda oficina, ouvir e cantar a música “comida” em seguida fazer a interpretação do texto conforme amostra em anexo.
Terceira oficina, formar grupo de estudo compostopor dois ou três educandos onde os mesmos devem comparar as suas opiniões relacionadas às respostas da questão anterior.
Quarta oficina, reescrever o texto “Comida” trocando à expressão a gente pelo pronome pessoal do caso reto “nós”, fazendo a concordância verbal de número e pessoa.
Pesquisa de campo os alunos devem investigar em programas de televisão, ou em quaisquer circunstâncias de uso da fala, quantas vezes o profissional pronunciou a expressão a gente, anotar em seu caderno e trazer na última oficina do projeto para comparação de dados entre os mesmos.
Na segunda semana será trabalhado o texto “Inútil” (Ultraje a Rigor), as aulas terão uma sequência de leitura, análise, trabalho em grupo produção de texto. Sempre explorando as questões de acordo com cada série/ano.
Na terceira semana trabalhará o “texto” É a gente” (Gonzaguinha), terá a mesma ordem de desenvolver as oficinas. No final do projeto acontecerá um seminário onde os alunos farão a comparação dos textos (Comida, Inútil e É A gente), fazendo a análise e percebendo a intertextualidadepresente nos mesmos. Cada grupo de estudo apresenta o resultado de sua pesquisa de campo fazendo suas considerações.

Observação:
Como todas as músicas escolhidas para ser trabalhadas neste projeto tem em comum a expressão ‘a gente’ e por seresse termo o nosso  elemento de investigação, então cabe a cada profissional escolher qual é a música que trabalhará primeiro, não precisa seguir essa ordem proposta em cada oficina.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados através da participação nas ações propostas pelo projeto. Desenvolvendo atividades orais e escritas, desenvoltura ao apresentar o seu trabalho observando tonalidade da voz, coerência ao tema.

Bibliografia:
Cícero de Oliveira e Silva. Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva. Greta Nascimento Marchetti. Língua Portuguesa, EJA volume 3 Multidisciplinar 8º ano Editora IBEP. 2ª edição São Paulo 2009.
Ana Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi. Tudo é Linguage.

 
  
 

Professora Marinete - Orientadora/SEMED
Acompanhamento e suporte aos encontros

Professora Avany - Formadora de Língua Portuguesa/SEMED
  
Descrição de videoconferência:
 As variações linguísticas em sala de aula: especificidades da Amazônia
Autora: Avany Aparecida Garcia
II Sarau da Revista Entrepalavras - UFC

Palestrante: Profa. Avany Garcia - Mestrado em Letras/UNIR

Mediadora: Profa. Hebe Macedo/UFC

Participante
 Questionamento sobre variações  e o ensino da norma culta
 

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