GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA – ARIQUEMES/SEMED
Relatório – Oficina Introdutória 2 – 23/5/2009
As atividades da segunda Oficina Introdutória do Gestar II – Língua Portuguesa – iniciaram-se às 7h30min do dia 23 de maio de 2009 nas dependências da Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Ariquemes.
A princípio, houve o acolhimento dos cursistas e a retomada das apresentações do primeiro encontro que foi a dinâmica de relacionar o nome de cada participante a uma fruta, legume ou verdura. Essa estratégia facilitou a memorização dos nomes, além tornar descontraída a participação na Oficina.
Em seguida, foram verificadas as inscrições dos cursistas que ainda não haviam preenchido fichas de adesão, ocasião em que receberam os materiais de estudo do Gestar II.
Foi também apresentado o e-mail criado para a turma → gestar2lpariquemes@gmail.com – com a senha coletiva: gestar2lp – e proposta a criação de um grupo no Gmail para interação além dos momentos presenciais. A proposta foi aceita e o Grupo gestar2lp2009 foi criado imediatamente, sendo que o cadastro dos membros ficou para ser efetuado após a Oficina.
Após esse primeiro momento, procedeu-se ao estudo do Guia Geral do Gestar II através de atividade individual e socialização de ideias em grupo, sendo que foram enfatizados os Fundamentos do Programa, sua Articulação como política de formação continuada em serviço e a Proposta Pedagógica do Gestar II. Nos trabalhos em grupo, os cursistas elaboraram lista com expectativas e perguntas centrais sobre o programa e produziram um pequeno texto sobre a Concepção de Processo Ensino-Aprendizagem dos integrantes. Tanto a lista de expectativas e perguntas como o texto foram organizados em cartazes e fixados na sala.
O terceiro momento da Oficina foi a apresentação das ideias discutidas em cada grupo, bem como o confronto dos trabalhos dos grupos entre si. Nesse ritmo de conferência, algumas dúvidas foram esclarecidas, outras foram submetidas à verificação. Quanto às concepções do processo ensino-aprendizagem, todos os grupos demonstraram afinidade à proposta do Gestar II: de construção do conhecimento visando transformações da pessoa; da importância de laços afetivos e de compromisso entre professor-aluno e aluno-aluno; do papel do professor como mediador de um trabalho conjunto, cooperativo e da avaliação processual formativa com autoavaliação do aluno e do professor.
Durante as apresentações, foram relatadas experiências com os alunos em situações complexas que exigiram posturas diferenciadas dos professores, o que gerou algumas controvérsias, mas permitiu reflexão sobre a prática, uma vez que foram consideradas importantes todas as opiniões.
Após encaminhamentos para a próxima Oficina, prevista para o dia 9/6/2009, foi feita a avaliação do encontro, sendo que alguns se manifestaram oralmente e outros relataram suas impressões e sugestões, individualmente e em grupo, por escrito. Em geral, consideraram o encontro produtivo e até registraram grande expectativa em relação à proposta do Gestar II.
Ariquemes, 27 de maio de 2009.
AVANY APARECIDA GARCIA
Formadora
Relatório – Oficina Introdutória 2 – 23/5/2009
As atividades da segunda Oficina Introdutória do Gestar II – Língua Portuguesa – iniciaram-se às 7h30min do dia 23 de maio de 2009 nas dependências da Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Ariquemes.
A princípio, houve o acolhimento dos cursistas e a retomada das apresentações do primeiro encontro que foi a dinâmica de relacionar o nome de cada participante a uma fruta, legume ou verdura. Essa estratégia facilitou a memorização dos nomes, além tornar descontraída a participação na Oficina.
Em seguida, foram verificadas as inscrições dos cursistas que ainda não haviam preenchido fichas de adesão, ocasião em que receberam os materiais de estudo do Gestar II.
Foi também apresentado o e-mail criado para a turma → gestar2lpariquemes@gmail.com – com a senha coletiva: gestar2lp – e proposta a criação de um grupo no Gmail para interação além dos momentos presenciais. A proposta foi aceita e o Grupo gestar2lp2009 foi criado imediatamente, sendo que o cadastro dos membros ficou para ser efetuado após a Oficina.
Após esse primeiro momento, procedeu-se ao estudo do Guia Geral do Gestar II através de atividade individual e socialização de ideias em grupo, sendo que foram enfatizados os Fundamentos do Programa, sua Articulação como política de formação continuada em serviço e a Proposta Pedagógica do Gestar II. Nos trabalhos em grupo, os cursistas elaboraram lista com expectativas e perguntas centrais sobre o programa e produziram um pequeno texto sobre a Concepção de Processo Ensino-Aprendizagem dos integrantes. Tanto a lista de expectativas e perguntas como o texto foram organizados em cartazes e fixados na sala.
O terceiro momento da Oficina foi a apresentação das ideias discutidas em cada grupo, bem como o confronto dos trabalhos dos grupos entre si. Nesse ritmo de conferência, algumas dúvidas foram esclarecidas, outras foram submetidas à verificação. Quanto às concepções do processo ensino-aprendizagem, todos os grupos demonstraram afinidade à proposta do Gestar II: de construção do conhecimento visando transformações da pessoa; da importância de laços afetivos e de compromisso entre professor-aluno e aluno-aluno; do papel do professor como mediador de um trabalho conjunto, cooperativo e da avaliação processual formativa com autoavaliação do aluno e do professor.
Durante as apresentações, foram relatadas experiências com os alunos em situações complexas que exigiram posturas diferenciadas dos professores, o que gerou algumas controvérsias, mas permitiu reflexão sobre a prática, uma vez que foram consideradas importantes todas as opiniões.
Após encaminhamentos para a próxima Oficina, prevista para o dia 9/6/2009, foi feita a avaliação do encontro, sendo que alguns se manifestaram oralmente e outros relataram suas impressões e sugestões, individualmente e em grupo, por escrito. Em geral, consideraram o encontro produtivo e até registraram grande expectativa em relação à proposta do Gestar II.
Ariquemes, 27 de maio de 2009.
AVANY APARECIDA GARCIA
Formadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário